terça-feira, 4 de novembro de 2008

[ Como é bom ter amigos! Mais um presente! ]


DE TODOS OS CANTOS DO MUNDO
Heloisa Prieto e Magda Pucci • ilustrações: Graça Lima.

“A origem do canto é misteriosa. Segundo Heloisa Prieto e Magda Pucci, há uma ligação muito forte entre o surgimento da música e o da linguagem falada. Algumas pessoas acreditam que o papel do canto é comunicar. Outros dizem que aprendemos a cantar imitando os sons dos pássaros, e existem os que pensam que a música surgiu como uma forma de trazer beleza à vida. Há pesquisadores ainda que mostram a ligação entre o canto e o trabalho. Cantar, no passado, seria um jeito de coordenar os movimentos de várias pessoas fazendo trabalhos braçais. Cantavam-se músicas que lembravam o fiar e narravam histórias; por isso, até hoje se diz que uma história precisa ter boa trama e ponto final.”

“Este livro, que contém doze canções de lugares e tempos muito diferentes, é um convite para abrir a cabeça, o coração e os ouvidos a sons vindos de todos os cantos do mundo. Além de realizar essa viagem musical, o leitor conhece as letras das canções (no idioma original, com a tradução para o português), a cultura e algumas lendas de onde elas surgiram. Acompanha um CD com as canções do livro, executadas pelo grupo Mawaca, responsável por desenvolver um trabalho fundamental no campo da etnomusicologia.”

O Luiz ganhou esse livro maravilhoso, escrito pela Heloisa Prieto. Ela nos conta com delicadeza e sensibilidade a história da música. No CD, músicas de tirar o fôlego. A Magda Pucci é a líder do grupo Mawaca, e a pesquisa musical é sua.
O livro nos transporta pra outros cantos do mundo, através da música. Você senta no sofá e começa a ler, coloca o CD pra tocar e pra acompanhar a letra das músicas. Quando a gente vê, já está dançando e cantando. O livro e o CD nos envolvem de tal maneira, que ler, ouvir, cantar e dançar se tornam mágicos. Ora você se transforma em uma criança indígena, ora você é uma criança japonesa, ora uma criança portuguesa, e assim a sua imaginação percorre o planeta. As autoras têm razão quando dizem que: “A música talvez seja a linguagem das grandes forças misteriosas que animam as pessoas. Por isso, Platão, o filósofo, dizia: ‘A música é a alma do universo.’ Dá vôo à imaginação, alegra o espírito, afugenta a tristeza. Dá vida a tudo que é bom e justo.”

Nem precisamos dizer que nós recomendamos esse livro. Corra, ou melhor, vá dançando buscar o seu exemplar e saia da livraria cantando e espalhando a magia do som!

Heloisa, obrigada pelo lindo presente. Valeu!

Tereza, Luiz, Érica e Sansão (nosso gatinho dançarino, rs)

[ Adoramos a Elisa Sassi ]


Clique aqui para conhecê-la melhor!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008


[ Dois presentes de uma amiga poeta ]

A Jane, poeta de Curitiba, nos enviou esta foto muito divertida, à moda antiga, e este lindo poema. Conversamos sobre nossas filhas que completarão 15 anos! Conversa vai, conversa vem, falamos sobre a infância e o pôr-do-sol. Comentei que, daqui da minha janela, ainda podemos ver uma cena de rara beleza. Sempre que podemos, a Érica e eu ficamos admirando o céu: vermelho e alaranjado.

passeio

afogar-se com grata aceitação
sacudir os cabelos 
e o que é exterior secará ao vento

fica o salgado, o doce, o fim da tarde 
o sol se afoga no fim da tarde

Jane Sprenger Bodnar

Valeu! Um abraço.